Paul Klee
Zitronen
Bem, hoje apetece-me falar de um artista que eu gosto bastante...
PAUL KLEE
Autor de uma linguagem plástica inovadora, o pintor suíço Paul Klee (1879 -1940), além de ter sido um excelente violinista, foi um construtivista do abstraccionismo, um cubista pelo rigor das formas geométricas, um colorista de manchas difusas, não é menos certo que foi também um pintor de poesia visual.
Entre aguarelas e óleos que marcaram com a variedade das formas e das cores da subtileza, dos sinais e dos símbolos quase hieroglíficos, toda a arte ocidental das primeiras décadas do século XX.
Klee deu à pintura as formas da cor, fazendo com que a luz deixasse de ser incolor e volátil.
Apesar do pintor ter sido considerado como um dos criadores da abstracção, a maior parte das suas obras mantêm uma ligação à realidade, mas a uma realidade inventada, onde a temática fantástica tem um lugar importante, assim como a invenção poética, simbólica e - como revelam certos títulos e legendas - humorística. Autor de uma profunda investigação teórica, Paul Klee transpõe para os seus desenhos as suas preocupações sobre o espaço numa orquestração rítmica de linhas e de planos, associados e uma extrema economia de meios.
E a música é sempre associada à sua obra, muitos desenhos revelam verdadeiras transmutações gráficas de linhas musicais, ritmos e acordes.
Ok, ok, prometo que para a próxima, eu não falarei só de pintura :P