quinta-feira, abril 20, 2006

Joan Miró ( 1893 - 1983 )



















Constelações- Miró



Hoje Joan Miró faria 113 anos! Nasceu em Barcelona em 20 de abril de 1893.
Na sua pintura e desenhos, tentou criar meios de expressão metafórica, ou seja, descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental. Nesse aspecto, tinha muito em comum com dadaístas e surrealistas.
Influenciado pelo dadaísmo, pelo surrealismo e principalmente por Paul Klee, pintou cenas oníricas e paisagens imaginárias. Após uma viagem aos Países Baixos, onde estudou a pintura dos realistas do século XVII, os elementos figurativos ressurgiram em suas obras.
Na década de 1930, seus horizontes artísticos ampliaram-se. Fez cenários para balés, e seus quadros passaram a ser expostos regularmente em galerias francesas e americanas. As tapeçarias que realizou em 1934 despertaram o seu interesse pela arte monumental e mural. Estava em Paris no fim da década, quando eclodiu a guerra civil espanhola, cujos os horrores influenciaram a sua produção artística desse período.
No início da segunda guerra mundial voltou à Espanha e pintou a célebre "Constelações", que simboliza a evocação de todo o poder criativo dos elementos e do cosmos para enfrentar as forças anónimas da corrupção política e social causadora da miséria e da guerra.
Miró tornou-se mundialmente famoso e expôs seus trabalhos, inclusive ilustrações feitas para livros, em vários países.
Foi classificado entre os surrealistas, mas a sua linguagem parece dotada de uma simplicidade mais infantil que não caracteriza exactamente os surrealistas. Entretanto, é preciso muitas vezes compreender o que deseja o autor para poder visualizar melhor a pintura.
Essa forma de interpretação através de símbolos preenche completamente grande parte dos seus quadros, onde tudo é mostrado unicamente através de traços, símbolos e sugestões. Para compreender Miró é preciso alguma imaginação e uma interpretação, mas isso não o diferencia da maior parte dos artistas. Não há como compreender e sentir verdadeiramente a Arte se não colocarmos os "óculos", dependentemente da cor da lente ;)

(ganda seca que vos prego ao lerem isto tudo, mas não consegui resumir mais :P , porque haveria tanta coisa ainda por dizer ... )

5 comentários:

indigo des urtigues disse...

Não é seca nenhuma! ;)

Gosto muito de miró...

Foi engraçado hoje ao abrir o Google, tá com um lettering "miróniano", espreitem! :D

Olha, gostei do post, mas não era bem este!:P

Anónimo disse...

APIzinha já viste o meu blog hoje??E lá vim eu a correr ver o blog da minha API. E fiquie tão contente.. a escrever sobre o "meu" Miró?? Adoro Miró... assim como também te adoro.

Beijo
Ah.. e não é seca nenhuma.

Maria Brito disse...

Miró... Miró... Miró... Esse grande cnosumidor de estupefacientes. Sim, porque estas merdas não vêm da imginação. Vêm da alucinação. Que são coias bem diferentes. Um beijo grande com saudades.

Anónimo disse...

Eu qs que gosto de Miro! So ca vim dizer isto mesmo!!!

Na realidade eu quero e obos moles!:)

Anónimo disse...

Very nice site! Conferencing online services Did chevrolet make tankes Coleman 5 tube air mattress Japan and online marketing Denon headphone Hp 450c plotter blue sea waterproof circuit breaker panels Battery solo1100 black girls